Vamos falar sobre franchising?

Vamos falar sobre franchising?

O setor de franquias cresce ano após ano no Brasil e é visto como uma forma segura para quem quer investir em algo novo

Você com certeza já ouviu falar alguma coisa sobre franchising e como este segmento pode ser vantajoso. Se você não conhece, vamos definir de uma forma simples: franchising é um modelo de negócio em que uma empresa cede para o franqueado (pessoa que investe) os direitos de uso da marca e comercialização dos produtos/serviços, transferindo seu know-how para que a operação funcione seguindo o mesmo padrão.

Se você está pensando em abrir um negócio próprio, o franchising tem boas opções de investimento e lucro. Mas, como todo investimento, é preciso estar atento e saber como funciona o dia a dia de uma franquia.

Moisés Ortega, da Chiquinho Sorvetes
Moisés Ortega, da Chiquinho Sorvetes

Moisés Ortega, um dos responsáveis pela expansão da rede Chiquinho Sorvetes, listou algumas dicas para quem está interessado na área:

1 – Escolha uma empresa de confiança

Um ponto de partida para avaliar se a franquia é confiável é saber se ela está associada a ABF – Associação Brasileira de Franchising. Apenas as empresas que seguem todos os critérios de qualidade podem fazer parte da associação.

2 – Afinidade

Não se deixe levar pelo modismo. Procure opções que você tenha afinidade que assim as chances de sucesso serão maiores. É importante também avaliar se os valores da marca são compatíveis com os seus.

3 – Experimente o produto

Durante sua pesquisa vá em outras unidades da marca e experimente o que você irá vender. Prove os produtos ou sinta as experiências dos serviços oferecidos pela marca. Este será um ótimo termômetro para ver se você se identifica com o negócio.

4 – Respeite os padrões

O franqueado não pode trabalhar de forma diferente da franqueadora. O negócio foi formatado por especialistas e, durante anos, foi estudado para ter a lucratividade, os padrões e dar os resultados esperados.

5 – Atenção para a COF

Depois que escolher a franquia, o candidato receberá um documento chamado COF – Circular de Oferta da Franquia. Nele constará as condições gerais do negócio como direitos e deveres da rede e dos franqueados, histórico da franquia, balanços financeiros, valores de investimentos e royalties, entre outros.

Agora que você já tem essas dicas, fique atento ao buscar opções de investimento no mercado. Para saber mais sobre o modelo de negócio da Chiquinho Sorvetes, você pode acessar aqui: http://chiquinho.com.br/franquias/

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. *